Bateria alimentada pelo "ar" no Futuro pode armazenar 10 vezes mais energia

Um novo tipo de bateria alimentada pelo ar sendo estudado pode fornecer até 10 vezes o armazenamento de energia dos projetos atualmente disponíveis, e um dia ser usado para carros de energia elétrica, telefones celulares e laptops, dizem os pesquisadores.

"Nossos resultados até agora são muito animadores e superaram em muito nossas expectativas", disse o professor Peter Bruce, da Universidade de St Andrews departamento de química, em uma nota de imprensa segunda-feira.

A nova idéia, os investigadores estão examinando se a substituir o óxido de lítio-cobalto eletrodo em baterias recarregáveis de lítio de hoje com um eletrodo de carbono poroso. Isso permite que os íons e elétrons do lítio na célula em vez de reagir com o oxigênio do ar ambiente, de acordo com um comunicado de imprensa da engenharia do Reino Unido e Ciências Físicas Research Council, que financia a pesquisa realizada na Universidade de St. Andrews, na Escócia . O projeto recebeu cerca de 1,6 milhões de libras esterlinas (US $ 2,4 milhões) do EPSRC.
 

Segundo os pesquisadores, o novo design poderia melhorar o desempenho de dispositivos eletrônicos portáteis e proporcionar um grande impulso à indústria de energia renovável. Os investigadores vêem um cenário em que as baterias permitirão uma saída constante elétrica a partir de fontes como a eólica ou a solar. Também a STAIR (St. Andrews Air) poderia ajudar a célula carros de energia elétrica.

A célula STAIR deve ser mais barato do que as baterias recarregáveis de hoje, disseram os pesquisadores. O novo componente é feito de carbono poroso, que é muito menos caro do que o óxido de lítio-cobalto que seria substituído.

"A chave é usar o oxigênio do ar como reagente, em vez de transportar os produtos químicos necessários ao redor dentro da bateria", disse Bruce.

O projeto de pesquisa de quatro anos, começou há dois anos e está programado para terminar em junho de 2011. Bruce acredita que levará pelo menos cinco anos antes da célula STAIR está comercialmente disponível.





Fonte: http://news.cnet.com/8301-11128_3-10244133-54.html